Das múltiplas dimensões da razão privilegiou-se uma, a instrumental-analítica, razão tecnológica com a qual se conseguiu em parte o domínio do mundo, a construção da máquina de morte que pode exterminar várias vezes a biosfera, e conseguiu também criar a penicilina e chegar à Lua.
Mas esse tipo utilitário de razão cobrou um preço excessivo, Ocasionou uma espécie de cegueira, verdadeira lobotomia do espírito humano, que ficou insensível à mensagem da beleza e da grandeza do universo. Fez-se cego ao mistério do real, colocando sob suspeita a emoção, o afeto e a ternura sob o pretexto de que impedem um conhecimento objetivo da realidade.
O efeito dessa lesão visual-intelectual foi separar ciência de religião, economia de política, política de ética e ética de espiritualidade. Dilacerou-se a unidade da experiência humana. O resultado é uma espantosa falta de cuidado com a natureza, com o ser humano na integralidade de suas dimensões, com os milhares de pessoas que vivem num nível abaixo da sobrevivência e em condições que atentam contra a dignidade humana. O crescente fosso entre ricos e pobres provoca cada vez menos indignação ética.
Leonardo Boff, A oração de São Francisco